Foi realizada na Câmara Municipal de Floriano, na sexta-feira, 24 de janeiro, uma sessão solene em homenagem ao Pe. João Schmid pelos relevantes serviços prestados a Floriano. Apresentam à mesa de honra o presidente da Câmara, vereador Marcony Alisson, o vereador requerente da sessão, Edvaldo Araújo, o bispo diocesano Dom Júlio César e representando o prefeito Antônio Reis, o secretário Philippe Cronemberger, além do homenageado.
Um auditório lotado acompanhou uma homenagem ao padre que por mais de 28 anos prestou relevantes serviços comunitários tanto na zona rural quanto na sede de Floriano, especialmente voltado para horticultura, agricultura familiar, acesso a água atmosférica com contribuição e estruturação de poços tubulares. Em todos os discursos, manifestações de gratidão e reconhecimento pelo valoroso trabalho comunitário. A sessão marcou a despedida do Padre de Floria, que deverá retornar ao seu país de origem nos próximos dias.
Biografia Pe. João Schmid
Padre João Schmid é natural da Áustria, filho de agricultores. Estudou Teologia. Após ser ordenado sacerdote como Missionário do Sagrado Coração, estudou catequese em Strasleoung, na França. De 1968 a 1974 trabalhou como missão no Congo, na África. Voltou à sua terra natal, vindo para o Brasil em 1979 para trabalhar na Pastoral da Igreja na Cidade de Chapecó SC.
Em 1982, foi enviado pelos Bispos do Brasil para ajudar as igrejas no Nordeste. Mudou-se para Belmonte no Vale do Jequitinhonha, Bahia. No final de 1996 chegou a Floriano, a convite de Dom Fernando Panico, então Bispo de Oeiras-Floriano. Buscou ajudar as comunidades da zona rural, principalmente no acesso à água através da perfuração e/ou equipamento de poços tubulares, como o uso de energia solar; instalação e envio de hortas comunitárias, criação de pequenos animais como: cabras, abelhas e peixes.
Na sede de Floriano, deu apoio a iniciativas como: hortas comunitárias e chafariz no bairro Bela Vista (antigo Morro do Tiro), Taboca, Ibiapaba, Meladão, Abrigo São Vicente (Vicentinos), Comunidade Kolping Campo Velho, ajuda as famílias carentes na construção de moradias e apoio à Feira de Produtos Orgânicos. Atuou em obras solidárias em mais de 10 municípios da Diocese como: Jerumenha, Nazaré, Itaueira e outros. Todos o trabalho foi realizado em nome da Igreja e da Cáritas Diocesana, que têm como motivação a solidariedade cristã na busca da Cidadania.
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar