RSS
  Whatsapp

Câmara Municipal concede uso da Tribuna Livre à Associação Cultural Arraiá da Princesa

O instituto da Tribuna Livre está previsto no art.294 do Regimento Interno da Câmara

Compartilhar

 

A primeira sessão desta primeira quinzena de maio, nesta segunda-feira, 05 de maio, como prevê o Regimento Interno da Câmara Municipal de Floriano, em seu artigo 294, concedeu o uso da Tribuna Livre ao presidente da Associação Cultural Arraiá da Princesa, Jefferson Alex Carvalho, que foi pedir aos parlamentares, por meio de emendas, apoio para o grupo junino.

Em seus pronunciamentos, os vereadores enalteceram uma iniciativa do junino para o fortalecimento da cultura local e regional e parabenizaram a associação pela importante contribuição para a sociedade, atuando como instrumento de transformação social para muitos jovens.

“Esta casa sempre prestará seu apoio a entidades e instituições como a Associação Cultural Arraiá da Princesa, que desempenha um papel tão importante para a sociedade e cultura florianense”, disse.

Sobre a Associação

A Associação Cultural Arraiá da Princesa foi oficialmente formalizada em 2022, mas sua história começou em 2018, por meio da iniciativa de produtores culturais do município de Floriano-PI. A partir da criação da quadrilha junina Arraiá da Princesa, o grupo buscou trazer para a região Sul do Estado do Piauí uma nova perspectiva sobre a produção cultural das quadrilhas juninas. Tem como foco o resgate e a valorização do movimento junino no município, fortalecendo as tradições culturais e promovendo a inclusão social. Ao longo dos anos, obteve grande destaque, tanto dentro quanto fora do estado do Piauí, consolidando seu papel como referência cultural.

Entre as principais conquistas, destaque-se:

*Reconhecimento pela Lei de Utilidade Pública Estadual nº 8.329, de 4 de abril de 2024.

* Certificação como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura, em 21 de junho de 2024.

A Associação Cultural Arraiá da Princesa tem como missão difundir, divulgar e enaltecer o movimento cultural junino dentro e fora do estado do Piauí, valorizando a riqueza dos artistas piauienses e suas tradições, buscando acolher jovens de nossa cidade e região, promovendo a inclusão, o respeito à diversidade, a tolerância e o trabalho em equipe. “Por meio da arte e da cultura, construímos um espaço de transformação social, incentivando o desenvolvimento pessoal e coletivo.” (Fonte.: https://mapa.cultura.gov.br)

Mais de Cidade